Tratamento de efluentes: como a tecnologia avançada da LCS garante um descarte seguro e sustentável
A gestão correta dos efluentes industriais é essencial para reduzir os impactos ambientais e atender às normas ambientais vigentes. Com o avanço da tecnologia, soluções inovadoras surgem para tornar esse processo mais eficiente e sustentável. A LCS se destaca nesse cenário oferecendo equipamentos e sistemas de alta performance para o tratamento de efluentes.
Ao longo do artigo, exploramos a importância do descarte adequado, os principais desafios enfrentados pela indústria e como a tecnologia avançada pode garantir um tratamento eficaz e ambientalmente responsável.
O que são os efluentes?
Efluentes são resíduos líquidos ou gasosos que são descartados no meio ambiente, provenientes de atividades humanas. Eles podem ser de origem industrial, agrícola ou doméstica.
Esses elementos podem conter elementos poluidores e danosos ao meio ambiente, como metais pesados e óleos. Quando despejados de forma inadequada, podem contaminar recursos naturais, como rios, lagos, córregos e ribeirões.
O que são resíduos industriais?
Basicamente, resíduos industriais representam toda a “sobra” da produção industrial que a indústria não pode descartar sem controle, exigindo um método específico para sua eliminação.
São resíduos industriais:
- Para frigoríficos: couros, sangue, ossos, gorduras, aparas de carne animais (ou suas partes) condenados pela inspeção sanitária, etc.
- Para a indústria madeireira: serragem, cavacos, maravalha e pó.
Quais as consequências do descarte incorreto dos resíduos industriais?
As consequências negativas do descarte incorreto dos resíduos industriais são várias. A principal delas será sentida pelo meio ambiente, onde estarão incluídos o solo, a água, o ar e o ser humano. Nas águas, por exemplo, resíduos industriais podem causar desequilíbrio no ecossistema aquático, matando a vida presente no ambiente.
Os resíduos decorrentes de abatedouros também podem causar problemas ambientais graves se não forem gerenciados adequadamente. Isso porque a maioria dos resíduos é altamente putrescível, podendo causar odores se não processada rapidamente.
Já as cinzas decorrentes da queima em caldeiras (presentes na indústria madeireira) podem também gerar sérios danos ao meio ambiente se não receberem o destino correto.
Quais são as classificações dos efluentes?
Os efluentes gerados nos processos de abate geralmente são categorizados em duas vias principais. Sendo elas:
- Linha verde: resíduos líquidos sem componentes sanguíneos, oriundos de áreas como recepção, currais e condução.
- Linha vermelha: efluentes contendo sangue, provenientes de processos que envolvem a lavagem de sangue.
Impacto ambiental
A indústria alimentícia de frigoríficos consome grandes volumes de água, resultando em efluentes com alta carga orgânica. Esses resíduos podem:
- Causar impactos ambientais significativos.
- Ser agentes de poluição das águas.
- Apresentar riscos à saúde pública.
Tratamento inicial dos efluentes
Embora as linhas verde e vermelha sejam separadas, o tratamento inicial é semelhante, visando:
- Promover um tratamento primário eficaz.
- Preparar os efluentes para o tratamento biológico posterior.
- Utilizar processos bioquímicos para facilitar a depuração.
Equipamentos utilizados no tratamento
Filtros em peneiras estáticas
- Aplicados em ambas as linhas para separar sólidos dos efluentes.
- Trabalham com ângulos de 45° e 60°.
- Utilizam gravidade e vazão para filtrar os resíduos.
Peneiras Rotativas
- Equipadas com helicoides internos para transporte do material retido.
- Funcionam por filtragem rotativa.
- Tecnologias avançadas.
Filtro Rotativo com Tela Eletrofundida
- Tecnologia sem solda nas fendas, garantindo mínima tolerância.
- Maior desempenho na filtragem.
Vantagens principais
- Aumento da produtividade.
- Alta durabilidade.
- Baixo custo de manutenção.
- Assistência técnica in loco.
Como realizar o descarte de forma correta?
Mais importante que descartar, é tratar corretamente os resíduos industriais. Esse é um dos maiores desafios da indústria. Nesta conjuntura, primeiramente devemos saber qual é o resíduo mais recorrente na indústria, para, em seguida, realizar seu gerenciamento ambiental. Este gerenciamento engloba ações quanto à coleta, tratamento, disposição final e reciclagem.
De acordo com as normas vigentes para cada setor industrial, com este gerenciamento a indústria deverá tratar e/ou destinar adequadamente estes materiais conforme suas características.
Sobre a LCS
Com 20 anos de experiência no mercado e mais de 150 clientes atendidos, somos especialistas na fabricação de esteiras transportadoras metálicas, filtros eletrofundidos e estampados, fundos filtrantes, filtros RIMA, cestos para peneiras rotativas, cestos para depuradores e diversos outros produtos para aplicações industriais.
Quer saber mais? Fale com os nossos especialistas!
Se você deseja saber mais sobre o tratamento de efluentes ou sobre outros de nossos processos, não hesite em entrar em contato!